.

.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Filme nº 37: Alien, o Oitavo Passageiro

Aqui estava eu tentando ter um pouquinho de respaldo em todos os jogos do Alien e Alien vs Predador que eu joguei nos últimos anos, além de assistir um suspensezinho/terror pra variar um pouco nos estilos de filme que tenho visto. Tendo esses objetivos, eu notei que saí duplamente frustrado. Primeiro por ser um filme com poucas explicações e informações acerca do xenomorfo (o 'Alien', pra quem não sabe) -isso, obviamente, é só uma frescura pessoal e não deve ser levada em conta na crítica geral do filme-; e segundo por simplesmente não ser um bom suspense/terror at all.

Parabéns, é um menino!
Apesar da falha em me transmitir o clima de tensão, o filme não é ruim. Além de cenários muito bem elaborados (mas que basicamente só aparecem na primeira metade do filme), Alien também conta com um punhado de cenas memoráveis, tais como o 'parto' do xenomorfo no meio do jantar. Outro ponto interessante do filme é a simples introdução de uma franquia interessante construída em cima do complexo ciclo biológico dos xenomorfos, a qual conta com mais três filmes, que verei na medida do possível e do desejável.
Assim como os clichês são irmãos siameses dos filmes de ação, as atitudes burras e insensatas são irmãs siamesas dos filmes de terror, e Alien não decepciona nesse quesito. Todo mundo em sã consciência sabe que separar o grupo em várias partes compostas por uma pessoa só, ou entrar em dutos de ventilação, ou andar de costas nos corredores, ou não escutar o que o cara negro tá dizendo são atitudes estúpidas em situações de perigo. Mas elas ocorrem assim mesmo, paciência. Eles até mesmo tomaram o cuidado de levar um gato na nave só pra ele dar aqueles sustos de gato que todo mundo está acostumado a ver.
Por ser relativamente velho (1979), o filme possui inúmeras limitações gráficas e técnicas. Isso não é exatamente uma crítica, pois não estou querendo ser o pedante anacrônico, mas apenas uma observação para os que estiverem afim de embarcar na mesma aventura. Pra começar, o boneco ou seja lá o que estivesse representando o xenomorfo possuía uma movimentação no mínimo tosca. Isso chega a ser cômico para o público de 2013, mas aposto que fez muita gente pular na cadeira do cinema em 1979. Outro ponto incômodo pra mim foi a bagunça visual que predominou durante o fim do filme, com muita fumaça, sirenes, luzes piscando e faíscas caindo o tempo inteiro; os quais meio que te impossibilitavam de ver, distinguir e entender qualquer coisa que estivesse acontecendo. Isso porque eu assisti a versão remasterizada do "director's cut", eu imagino como seria se eu tivesse assistido o filme tal como ele saiu nos cinemas há 30 anos.  

Levando em conta o comentário final que eu fiz acerca do filme de ontem, acho que eu nem preciso mencionar que Alien não é bem um filme alegre (rs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário