.

.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Filme nº 36: O Túmulo dos Vagalumes

O comentário do filme de hoje será tão breve quanto o filme em si. É um pouco de injustiça com essa recomendação da Diana, visto que é realmente boa, mas meu tempo anda bem apertado (pra começar, olha a hora que eu to postando).

#chateado

O Túmulo dos Vagalumes é uma animação japonesa de 1988, que conta a história de dois irmãos tentando sobreviver sozinhos nas cidades japonesas devastadas pela escassez de alimentos e pelos incêndios provocados por constantes bombardeios aéreos. Perdendo a mãe num desses incêndios, e nunca mais recebendo notícias do pai marinheiro; tudo o que resta para Seita, o jovem protagonista, é sua irmãzinha caçula, Setsuko, para a qual ele tenta conciliar proteção e provisionamento com a preservação da sua pureza e inocência.
O que o filme tem de bonito, ele tem de triste. É realmente difícil não sair downers depois de assistir essa amostra sensível, mas em muitas partes crua, do sofrimento que os civis japoneses passaram durante a guerra. Uma das coisas que piorou um pouco a experiência foi minha habilidade de tomar spoiler bem no meio da cara: eu estava passando partes aleatórias do filme pra testar a legenda e acabei vendo o mais importante do final. Preciso ser mais cuidadoso daqui pra frente.

Então, basicamente é isso: estou chateado e com sono. Amanhã vou tentar assistir algo mais alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário