.

.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Filme nº 33: O Segredo Dos Seus Olhos

Mais um filme pra coletânea das primeiras vezes do ano. Bem, talvez seja eu que goste de procurar algum detalhezinho de nada no filme e dizer 'olha, é a primeira vez essa semana/mês/ano que vejo um filme com um diretor de cabelos ruivos'; vou tentar parar de ressaltar essas coisas, mesmo que sejam ótimas formas de se começar um post. ENFIM, isso não muda o fato de que 'O Segredo dos seus Olhos' foi o primeiro filme argentino que vi esse ano. Quem me recomendou foi a Vitória, e o trailer me chamou tanto a atenção que decidi assistí-lo hoje. Demorei muito a conseguir entender a razão pra ela ter dito que o filme era ótimo, assim como uma justificativa pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro que ele emplacou em 2009. Mas, de uma hora pra outra, tudo ficou claro e eu percebi o quão bom era o filme que eu tinha diante de mim.

Lionel Messi e o casal wannabe que roubou 70% do tempo do filme
O filme conta a história de Benjamin Esposito, um funcionário da justiça argentina que ao se aposentar, decide dedicar o seu (longo) tempo livre escrevendo um romance baseado num caso de estupro e assassinato ocorrido em sua carreira há 25 anos e que nunca saiu do seu pensamento. Isso faz com que ele retorne ao seu passado, revirando cada detalhe de sua vida à época do crime e retomando contato com sua antiga chefa, por quem ele sempre nutriu uma paixão que jamais saiu do lugar. O interessante do filme é a forma como a história é contada em dois períodos diferentes. O primeiro, se passa num presente situado em 1999, temos um Esposito velho e aposentado, que ao se deparar com seu caso não resolvido e com sua antiga paixão, tenta olhar pra trás e descobrir onde foi que ele errou. O segundo, volta à década de 1970 e revive o período que vai do dia do crime que mudou sua vida até o dia em que ele é obrigado a deixar Buenos Aires por uma série de razões que são explicadas no decorrer da história.
O filme se desenvolve de uma forma bem devagar e cuidadosa, o que, para os espectadores de primeira viagem (eu), pode parecer um desafio à paciência. Outro ponto que incomodou foi a dimensão que o amor frustrado entre o Esposito e sua chefe adquire na história, consumindo um tempo considerável do filme (não sou muito fã de estorias de amor e nem vejo motivo pra 90% dos filmes achar que precisa ter uma). Mas isso, por outro lado, faz com que o enredo seja muito bem contado e colabora com o impacto que a descoberta de toda a verdade terá sobre você.
Eu conheço muito pouco do cinema argentino pra me atrever a comentar a fundo o elenco e a direção, tudo o que posso fazer é elogiar o talento dos atores principais, a ótima ambientação cronológica do filme e sua forma incomum de contar a história de uma investigação de assassinato, a qual já descobre o assassino logo no início, colocando como desafio principal a sua captura.

O Segredo dos seus olhos sem dúvida é um filme que merece toda a boa crítica que recebeu, e deveria ser mais conhecido do público brasileiro e mundial. Pra quem curte finais surpreendentes, é uma ótima escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário