.

.

terça-feira, 26 de março de 2013

Filme nº 82: Deixe Ela Entrar

Não tem nada que eu goste mais do que assistir filmes muito hypados e confirmar minha sempre constante suspeita de que eles não são tão bons assim, isso quando não chegam a ser ruins. Eu não estava pensando isso de Deixe Ela Entrar. Na verdade, estava até com uma expectativa boa com ele. E antes que comecem a pensar que eu achei o filme uma bosta, eu digo que realmente consigo reconhecer que o filme é bom. Eu só não consegui desenvolver a menor química com ele, e estaria mentindo se dissesse que gostei.

I'm not a girl, you know..
O filme conta a obscura história de Oskar, um garoto solitário e vítima de agressões na escola que acaba conhecendo uma estranha garota chamada Eli, a qual acaba de se mudar para o apartamento ao lado junto de um homem misterioso. Apesar da relutância e dos avisos de Eli, os dois acabam desenvolvendo uma singela amizade, que não se abala nem com as evidências de que Eli possui origens sinistras e ligações com uma série de assassinatos que começam a ocorrer no antes pacato subúrbio de Estocolmo.
Deixe Ela Entrar é um filme bem lento que une a inocência da infância/pré-adolescência com a obscuridade e violência dos vampiros e sua necessidade de se alimentar do sangue alheio. Ele não conta com nenhum personagem muito marcante, já que os dois protagonistas são, bem, apenas crianças. Não que isso seja regra, já que assisti inúmeros filmes protagonizados por crianças bastante expressivas, parece mais ser um problema endêmico desse filme. Muitos personagens possuem papeis confusos ou inconstantes, que provavelmente podem estar mais bem explicados no livro, mas não aqui. O final, por sua vez, foi surpreendentemente bom e trágico, com um nível de violência que eu não esperava mesmo levando o decorrer do filme em conta.
O filme também não poderia ser mais 'europeu' no que diz respeito a uma certa abordagem da sexualidade dos personagens. Eli, apesar de ter um corpo de uma garota de 12 anos, é mais velha do que ela própria pode conceber, e em vários pontos do filme fica claro que ela sabe manejar a própria sexualidade. Isso não é algo muito agradável pra todos os públicos -eu mesmo tive que soltar uns 'CALMA CARA'-, mas vai entender esse hábito europeu.
Enfim, acho que isso é tudo que consigo falar. É sempre difícil tecer comentários de filmes que não me cativaram. Assisti Deixe Ela Entrar de forma muito descontínua, pausando o filme o tempo inteiro. É um enredo realmente interessante, mas não consegui me envolver.

Daqui até domingo vai ser bastante difícil manter os filmes e o blog, então é bastante possível que ocorram alguns atrasos (isso se eu não enlouquecer e abandonar o blog temporariamente).

2 comentários:

  1. seus posts sempre dão vontade de ver o filme, Nelson :) mas dei uma pesquisada e pareceu bem pesadinho esse filme..

    ResponderExcluir
  2. Sem desculpas, Nelson. Cadê o compromisso com os seus leitores?!

    ResponderExcluir