.

.

sábado, 23 de março de 2013

Filme nº 79 e 80: Harry Potter e as Relíquias da Morte

Não era minha intenção deixar de assistir o filme de ontem, foi apenas um acidente de percurso provocado por um compromisso que eu não lembrava que tinha. Mas como pra tudo nessa vida há remédio, eu já consertei a situação hoje mesmo. Decidido a por fim à minha anacrônica situação de nunca ter assistido o final da franquia Harry Potter, os dois filmes do sétimo livro foram a escolha perfeita pra hoje. Sempre fui um fã contido de Harry Potter. Gosto muito da franquia, mas evitei coisas do tipo me fantasiar de bruxo, escrever fanfics, fazer citações do livro, ser retardado, beijar rapazes e etc. Só alertando que essa provavelmente será a primeira e única aparição da franquia por aqui (já vi todos os outros filmes umas 50 vezes).

It all ends here
Partindo do pressuposto de que todos estão familiarizados com o enredo de Harry Potter, vou pular o tradicional parágrafo explicativo. Pra começar, por que diabos eu nunca terminei As Relíquias da Morte? Infeliz que sou, assisti a parte 1 no cinema com um grupo de amigos e, em nome da fidelidade, fiquei de assistir a parte 2 com esse mesmo grupo. Esse evento nunca aconteceu e fiquei dois anos sem saber como foi a conclusão cinematográfica da franquia. Bom, vamos começar falando da primeira parte.
A experiência de rever a primeira parte até que manteve o tom de surpresa pelo fato de hoje eu ter assistido legendado. Eu sempre assisti HP dublado pela tradição (também nunca fui fã do sotaque britânico), porém a constante troca de dubladores em certos personagens foi um lobby competente para terminar de ver legendado. A surpresa também se manteve por conta do tempo que fiquei distante da franquia, tanto dos livros quanto dos filmes, mas isso acabou me fazendo ficar um pouco perdido em alguns detalhes.
De toda forma, assim como gostei da parte 1 no cinema, também gostei dela agora. A vida fora de Hogwarts realmente deu um toque interessante ao fim da franquia, e o ar fresco até que fez bem, o que balanceia a ausência da maior parte do enredo 'clássico'. As cenas de ação e os plot twists são um dos melhores da franquia inteira, terminando de forma a gerar uma expectativa enorme para a Parte 2. Também é marcante a presença do clima de horror que a franquia veio adquirindo desde o Cálice de Fogo, tornando o filme bastante sério em compasso com a maioridade recém adquirida de Harry e seus amigos.
Bom, agora vamos à Parte 2. Pra minha decepção, a segunda parte é bem mais solta que a primeira, deixando muitas coisinhas sem explicação. Harry Potter sempre teve o enredo com uma enorme, senão quase infinita, capacidade de trapacear. Se algo até então não era possível, invente um feitiço ou uma criatura mágica que consiga. O problema é que nem esse potencial todo foi capaz de salvar a série de furos e coisas estranhas que presenciei nesse filme.
A segunda parte supostamente contém a maior parte da ação d'As Relíquias da Morte, e com essa ação toda parecem vir uma série de erros e babaquices comuns aos filmes que giram em torno disso. Havia tanta coisa acontecendo de forma repentina e sem base que a quantidade de 'mas o que's que eu soltei durante o segundo filme foi difícil de contabilizar. Como fã de Harry Potter e leitor de todos os livros, eu esperava muito mais de cenas como o -SPOILER ALERT- beijo de Rony e Hermione (aconteceu absolutamente do anda e sem a menor razão), a grande batalha de Hogwarts (um monte de alunos correndo em círculos pelo castelo que nem umas baratas tontas), a decapitação da Nagini (perdeu a chance de acontecer no momento certo) e a morte do Voldemort.
Aparentemente, as energias foram quase todas gastas no primeiro filme. Dessa forma, infelizmente, o fim da franquia Harry Potter começa bem, mas termina mal. E perdão pelo post simplista pra essas quase cinco horas de filme.

2 comentários:

  1. não é fã de sotaque britânico?! :\
    Adorei a parte do "Se algo até então não era possível, invente um feitiço ou uma criatura mágica que consiga."! Todos os filmes são cheios disso, infelizmente.. Seria tão melhor se eles pudessem, simplesmente, seguir o livro..
    adoro ler suas opiniões sobre os filmes, Nelson :) e agora que finalmente consegui postar um comentário, farei isso mais vezes :) bjss <3

    ResponderExcluir
  2. Hey, Ana. Obrigado pelo comentário e pelos elogios <3

    E não, nunca fui apaixonado por ele e sempre o considerei meio overrated rs

    ResponderExcluir