.

.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Filme nº 124: Attack The Block

Quando fui dar uma olhada em algumas críticas na internet querendo ganhar um pouco de inspiração pra escrever esse post, fiquei surpreso com o quanto esse filme divide opiniões entre os que assistiram. O que me botou pra refletir um pouco acerca da opinião extremamente positiva que estou pra escrever sobre o filme. No fim das contas, a conclusão foi: foda-se, o filme é foda. 

Inner City vs Outer Space
Attack The Block conta a história de uma gangue de adolescentes assumidamente delinquentes que, após realizar um assalto em uma mulher indefesa, são surpreendidos pela queda de um objeto desconhecido em cima de um carro. Vasculhando o carro em busca de objetos de valor, o líder, Moses, é surpreendido por uma criatura agressiva e desconhecida que o ataca e foge. Moses e sua gangue então perseguem e emboscam a criatura, matando-a sem maiores dificuldades e levando-a como um troféu para seu bloco residencial. No meio da comemoração, eles percebem que mais criaturas alienígenas começam a cair do céu da mesma forma, e, embriagados com o sucesso do primeiro encontro, se armam com tudo o que tem e saem às ruas para caçar mais alienígenas. O que eles não esperavam era se deparar com aliens dez vezes maiores e agressivos que o primeiro, deixando de ser caçadores para virarem a caça. Porém, eles não estão dispostos a deixar barato, e defenderão seu território até a última gota de sangue. 
À primeira vista, o enredo não parece excepcional e tampouco original. Pra ser franco, ele realmente não é. O que mais me fez gostar de Attack The Block foi a tremenda qualidade com que o enredo foi executado, passando por cima do baixo orçamento com um excelente trabalho de direção, que combina uma boa trilha sonora com incríveis cenas de ação, suspense e slow motion. A aparência marcante dos alienígenas é um dos pontos altos do filme, ficando num patamar entre o cômico e o assustador com sua textura negra como a noite e suas mandíbulas florescentes.
Acho que o que mais incomodou aqueles que não gostaram ou que odiaram o filme foi a personalidade e a conduta dos personagens principais. E isso é um pouco fácil de compreender, visto que eu mesmo não gostei deles num primeiro momento. Mas aos poucos fui sendo conquistado por cada um deles, terminando o filme na torcida pelo bloco. O melhor desses personagens é a forma como seus atores são convincentes no papel de adolescente malvado e marrento, como se eles próprios tivessem vivido a vida toda nos subúrbios de Londres (se é que não viveram, eu não cheguei a pesquisar).
No mais, eu acho que o filme cumpre brilhantemente sua proposta e atinge em cheio seu público alvo. Afinal de contas, é isso que importa. Muitos podem dizer que não passa de um filme adolescente. Não passa mesmo, e os que esperarem outra coisa provavelmente vão se decepcionar. O melhor é que façam como eu: não esperem nada, descubram a proposta no meio do caminho e se surpreendam com a qualidade do filme. 

Não to exagerando, minha nota pra ele é 10.

Nota: 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário