.

.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Filme nº 115: Mystery Men

Acho que é seguro afirmar que todo mundo tem um lugarzinho especial no coração para três ou quatro daqueles filmes de sessão da tarde que tem 'All Star' do Smash Mouth na trilha e são fracassos de público e crítica. Um desses filmes que valeram deixar o dever de casa de lado durante minha infância é Mystery Men (no Brasil, 'Quase Super-Heróis ou mesmo HERÓIS MUITO LOUCOS, confirmando o quão sessãodatardista é o filme). Assistindo agora pra desmentir ou não meu pobre julgamento infantil, eu apenas confirmei o quanto acho o filme subestimado. 

We're not your classic heroes. We're the other guys.
Mystery Men conta a história de um trio de heróis amadores que tenta construir sua carreira na cidade de Champion City, a qual já é patrulhada com sucesso pelo famosíssimo super herói Captain Amazing. São eles: Mr Furious, cujo 'poder é entrar num estado de fúria supostamente incontrolável; The Shoveller, capaz de manejar uma pá como ninguém; e o Blue Raja, um talentoso atirador de garfos (?!). Desnecessário dizer que eles nem chegam perto de tornarem-se uma ameaça ao crime. Paralelamente, a luta do Captain Amazing é tão bem sucedida que não existe mais nenhum vilão na cidade à altura dele, o que faz com que ele apareça menos na televisão e comece a perder patrocinadores. Pra tentar voltar as manchetes, seu alter-ego, o advogado Lance Hunt, entra em defesa da libertação do terrível super-vilão Casanova Frankenstein para ter com quem lutar, não esperando, no entanto, ser derrotado e capturado por ele.
Essa acaba sendo a chance perfeita do trio resgatar o grande super herói de Champion City e finalmente conseguir provar seu valor. E obviamente eles fracassam, o que os leva a tentar recrutar mais gente para o bando, atraindo os incríveis Invisible Boy (capaz de ficar invisível, porém apenas quando ninguém está olhando), o flatulento Spleen (meio auto-explicativo), a indomável Bowler (armada com uma bola de boliche possuída pelo espírito do seu pai), e o misterioso Sphinx (cujo poder é ser misterioso).
Já deu pra ver que Mystery Men não é uma escolha adequada pra quem procura um filme sério de super heróis, visto que ele assumidamente é um besteirol. Mas há de se admitir: é um besteirol divertido e muito bem feito. Apesar do enredo fraquinho, Mystery Men é compensado com montes de personagens excêntricos e marcantes, sejam eles heróis ou vilões e um estilo estético geral bem próprio, tanto pros personagens quanto pra Champion City em geral.

Bom filme pra dar uma descontraída.

Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário