.

.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Filme nº 146: Mientras Duermes

Se tem uma coisa que eu devo agradecer à [REC] além dos excelentes minutos que o filme me proporcionou, é o redespertar do meu interesse pelo cinema espanhol e em especial pelo trabalho do diretor Jaume Balagueró. E foi isso que me trouxe ao curioso e de certa forma perturbador Mientras Duermes, filme de 2011 que se encaixa perfeitamente na definição do termo 'creepy'.

Feliz. Yo no puedo ser feliz.
Mientras Duermes conta a história de César, um diligente e insuspeito zelador de um edifício residencial que se julga completamente incapaz de ser feliz. Desconfortável com a ideia de suicídio, César acaba encontrando uma maneira peculiar de se sentir satisfeito e realizado: sabotar a vida de todas as pessoas à sua volta com o objetivo de vê-los tão infelizes quanto ele. Dessa forma, aos poucos a vida de cada morador começa a se tornar um pequeno inferno, com exceção de uma pessoa, Clara. Intrigado com a persistência da jovem em continuar de alto astral, César decide concentrar todo o seu esforço em cima dela para destruir de vez os seus sorrisos, e isso inclui passar todas as noites escondido dentro do apartamento da moça para colocar suas ideias em prática.
Acho que é desnecessário mencionar que esse é filme apenas confirma a tendência perturbada do cinema espanhol e do próprio Balagueró. Fazia tempo que não me deparava com um personagem tão interessante quanto César, que sabota a vida de todos sem o menor interesse pessoal, desejando apenas contagiar sua infelicidade. Que nem uma Amélie Poulain do mal. Além de César, acho que talvez só a garotinha chantagista mereça destaque dentre os personagens. O que não significa, porém, que o elenco em geral não tenha feito um excelente trabalho de interpretação.

Nota: 8,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário