.

.

sábado, 8 de junho de 2013

Filme nº 142: [REC]

Definitivamente eu me encontro apaixonado pelo cinema espanhol, lar de uma infinidade de filmes originais, bizarros e incríveis. Em outras ocasiões acho que eu jamais teria pego esse filme pra assistir, mas meu recente interesse por filmes de terror tornou essa experiência possível. E QUE EXPERIÊNCIA! Sem dúvida foi um dos melhores filmes de terror que já assisti, e é uma pena que a franquia tenha sido estragada tão rapidamente por um idêntico e desnecessário remake americano e uma série de sequências que destroem aos poucos a fórmula de sucesso do filme original. 

Acompanhenos en Mientras Usted Duerme
[REC] conta a história de uma repórter e um cinegrafista de um programa noturno que estão gravando uma matéria acerca do cotidiano de um corpo de bombeiros em Barcelona. No meio da noite, os bombeiros recebem uma chamada e despacham uma viatura para um pequeno bloco residencial onde ouviam-se gritos vindos de um dos apartamentos. A dupla então acompanha os bombeiros no que eles imaginam ser apenas uma chamada de rotina, mas logo a câmera capta um violento ataque de fúria dessa moradora contra os policiais e bombeiros. Agora com dois homens gravemente feridos, a equipe de resgate tenta sair do prédio, mas se vê completamente presa dentro dele por conta de uma quarentena decretada pelo governo espanhol. Sem saída, os repórteres, os bombeiros e os moradores agora estão à mercê de uma misteriosa infecção que se espalha rapidamente pelo edifício.  
Duas foram minhas surpresas com esse filme: 1º - o clima de tensão explode de uma hora pra outra, transformando o que parecia ser uma mera filmagem amadora protagonizada por uma apresentadora retardadinha numa desesperada luta pela sobrevivência dentro de um ambiente claustrofóbico e lotado; 2º - eu, que normalmente sempre fui cagão, não tomei um sustinho sequer e nem fiquei naquele clima de não dormir de luz apagada. Estou progredindo na vida.  
Óbvio que o fato de eu não ter pulado da cadeira não significa que o filme não seja uma excelente peça de terror e suspense, recheado de sangue e histeria. Além do clima bem construído, eu realmente gostei de cada um dos personagens, sejam eles repórteres, policiais, bombeiros ou moradores. E gostar de personagens num filme de terror significa sofrer junto com cada um deles, em detrimento da tradicional satisfação em ver um fulano ou outro morrendo dentro do velho formato americano de filmes de terror, que sempre constrói algumas dúzias de personagens odiosos unicamente pra isso. E falando em americano, eu realmente fiquei escandalizado com a produção do remake Quarantine, feito apenas um ano após o lançamento de [REC]. Simplesmente não encontro justificativa pra essas coisas. 
Infelizmente, o filme já termina dando o tom sobrenatural que predominará na sequência lançada em 2009 (que eu já assisti e já odiei). Em compensação, esse mesmo final representa o ápice do clima assustador e claustrofóbico do filme.

Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário