.

.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Filme nº 31: Gran Torino

Fico muito feliz por não ter demorado muito a surgir o primeiro filme excelente a ser comentado aqui no blog. Deixo claro que não foi o primeiro bom filme que assisti esse ano, tive ótimas experiências com Sin City, Joyeux Noel, The Good German e Django Livre; e espero ter paciência pra comentar algumas coisas sobre esses filmes mais tarde. Mas enfim. Essa foi a primeira vez que entro em contato com alguma obra de Clint Eastwood, seja como ator seja como diretor, e realmente lamento por ter demorado tanto, visto que ele é brilhante em ambas as funções.

GET OFF MY LAWN
Gran Torino mostra de uma maneira bem original o choque entre tudo o que representa o bom e velho American Way of Life e o atual estado de decadência do país, através do microcosmo das cidades industriais de Michigan e a forma como seus bairros foram tomados seja pelos imigrantes, seja pelo abandono. Walt Kowalski em muitas partes me lembra o que eu sou e em outras me lembra o que eu quero ser: um homem teimoso e morador de um isolamento quase auto-inflingido, que não se conforma em ver tudo o que ele teve à sua volta se desintegrando aos poucos. Lendo a ficha de cowboys, soldados, detetives e ladrões que Clint Eastwood já interpretou, eu consigo entender de onde ele tira toda essa postura de durão pra encarnar esse senhor que não reluta em mirar seu rifle no primeiro asiático malandro que se meter a pisar no seu gramado, com um tom de voz que não só deixaria o Batman de Nolan no chinelo como também o faria dizer 'Sim, senhor'.
O bom do filme é que ele não se deixa depender apenas da notável presença do Eastwood, conseguindo construir personagens interessantes em cima da comunidade Hmong, a qual começa sendo vista com aversão pelo protagonista, mas aos poucos conquista sua simpatia. Não só pelo Walt Kowalski, mas por mim também, que fiquei tão puto quanto ele, e exigi uma conquista tão cuidadosa quanto.
O final foi um tanto quanto inesperado pra mim, pelos seguintes motivos:

Spoiler Alert
Eu não mando spoilers nesse blog.

Enfim, espero poder comentar filmes tão bom quanto esse com mais frequência por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário